Vai tirar o carro da quarentena? Confira esses 4 itens!

Vai tirar o carro da quarentena? Confira esses 4 itens!

Carro parado não dá problema. É andando que ele se desgasta e demanda manutenção. Certo?

Errado!

Muita gente não sabe, mas é justamente o contrário. O carro foi feito para andar e quando ele precisa ficar parado, ele apresenta muito mais problemas do que se estivesse em uso. E com Bauru e região iniciando a flexibilização da quarentena, a partir de 1° de junho, temos certeza de que muita gente vai querer tirar o carro da garagem e matar a saudade de dirigir.

Em princípio, os mais de 60 dias em que ficamos de quarentena não são suficientes pra acarretar problemas aos veículos. Mas não queremos complicações, ok? Melhor prevenir do que remediar.

E quais são os principais cuidados que o proprietário deve ter para retomar o uso do seu carro? Confira a lista de quatro itens a serem observados, que a XDetail preparou especialmente para você!

1 – Fluídos!

Geralmente só lembramos dos fluídos do carro quando eles dão problema. E a flexibilização da quarentena é pra ser um período de boas novidades. Nada de dor de cabeça. Fluído de freio e fluído de radiador tem data de vencimento. Se eles estiverem vencidos, precisam ser trocados para não danificar o seu veículo.

O fluído de freio tem um detalhe a mais: ele é higroscópico, ou seja, absorve a umidade do ar, seja com o carro parado, seja com o carro rodando. Normalmente ele precisa ser trocado uma vez por ano mas, se o seu carro está há tempos sem uso, convêm checar a situação.

2 – Água e óleo

Confira o nível da água e do óleo do motor. Precisa também conferir se o óleo não está vencido, já que os dois indicadores para a troca são quilometragem e tempo de uso. A maioria esmagadora dos produtos precisa ser trocada a cada dez mil quilômetros ou seis meses.

3 – Pneus e outros itens de borracha

Tudo que envolve borracha no seu veículo tem uma chance maior de se deteriorar se ele ficar muito tempo parado. Confira a pressão dos pneus e se eles estão em bom estado ou se já está na hora de pensar em reposição, ou, no mínimo, um balanceamento.

Quanto aos demais itens de borracha – coifas, guarnição, coxins e buchas –, se eles ressecarem vão apresentar rachaduras e vão perder a eficácia no isolamento das partes metálicas que eles costumam cobrir, causando danos maiores. As mangueiras também merecem atenção. Se ressecadas, elas racham e os líquidos que elas conduzem vão vazar. E isso não é bom.

4 – Combustível

Se você encostou o carro com algum combustível no tanque e não usou mais, aqui vale uma atenção especial. Grande parte do solvente da gasolina e o do óleo diesel, com certeza, já evaporaram e isso vai danificar o seu motor quando você for rodar. A dica que damos aqui é encher o tanque de novo e queimar esse combustível o mais rápido possível.

O etanol tem uma durabilidade maior, mas também não está isento desse problema. Recomendamos o mesmo procedimento: encha o tanque e queime o combustível o mais rápido possível!

E – é claro – a XDetail está aqui por você! Se precisar, entre em contato conosco que vamos até você para fazer a avaliação do seu veículo e ajudá-lo com quaisquer necessidades pontuais. Tudo para que você possa sentir, de novo, o prazer de dirigir!

Voltar ao blog